O Centro Cultural



Centro Cultural EnsaioCentro de produções culturais e cursos artísticos




Atriz Camila Sarno- Esp. "Buto de Bêbado" - 2012
  O Centro Cultural Ensaio é a sede da CTTB – Companhia de Teatro Terra Brasilis – que tendo na arte um dos principais meios de expressão fundou o CCE para servir como um espaço voltado para realização de experimentos, laboratórios, pesquisas, produções e divulgação de grupos artísticos e artistas independentes, tendo como base o desenvolvimento comunitário, a cooperação e a integração cultural através do estímulo à pesquisa e ações artísticas.



O fomento cultural é o principal objetivo do Centro Cultural Ensaio (CCE), que observando essa característica tão especial busca em seus projetos, que contemplam a arte em todos os aspectos, promover eventos que primam pela qualidade técnica e estética, gerando informação e entretenimento sem perder o foco da identidade cultural e comportamental. Visando a fusão de linguagens como Teatro, Dança, Música, Circo, Performances, Artes Plásticas e Visuais, a instituição vem promovendo a integração e o intercâmbio de informações entre artistas independentes, produtores e técnicos viabilizando e colocando produções na estrada. A equipe do Ensaio dedica-se à criação e difusão do trabalho de artistas que povoam a cidade do Salvador, objetivando a realização profissional e a formação de plateia para os mesmos. Desenvolvendo diversas atividades de intercâmbio artístico e técnico, abrigando apresentações, exposições e auxiliando-os na divulgação de seus respectivos trabalhos. O CCE busca valorizar e incentivar a troca de saberes entre artistas e pessoas interessadas em arte recebendo diariamente visitantes do Brasil e do mundo. O Núcleo de Produção Artística desenvolve projetos próprios, realiza a captação de recursos e produção de Shows e Espetáculos Teatrais. 


O Centro Cultural Ensaio foi fundado e está sob a direção do produtor cultural Fábio S. Tavares, que já produziu shows de artistas como João Bosco, Vânia Abreu, Flávio Venturini, Barão Vermelho e Espetáculos teatrais como: Pedaço de Mim, Escombros, Quadrilha, Benedita e Fogueira. Tavares é o idealizador de importantes projetos como o Festival de Teatro Amador da Bahia e da Semana de Arte Galeria dos Novos. Além de dirigir o CCE, também criou e lidera a Companhia Teatral Terra Brasilis, que atua como um grupo de encenação e pesquisa cênica de cultura brasileira. 


Ator Bruno de Sousa - Espetáculo "Benedita" - 2011
As produções e os artistas do CCE vêm se destacando e participando de diversos Festivais e premiações como: Prêmio FUNARTE Nelson Brasil Rodrigues, Edital Manuel Lopes Pontes (Fundação Cultural do Estado da Bahia), FILTE (Festival Latino Americano de Teatro da Bahia), FIAC (Festival Internacional de Artes Cênicas), Mostra Cariri de Culturas, FIT (Festival Nacional Ipitanga de Teatro), MUST (Mostra Universitária Salvador de Teatro - UFBA), ESPICHA VERÃO (Bahiatursa), HOME THEATER – Festival Internacional de Cenas do Rio de Janeiro, entre outros. O espaço tem seus ambientes preparados para diversas atividades e conta com 03 salas amplas (com espelho, barras, tablado e som), 02 vestiários, recepção, sala de estar, café-bar, auditório e ambiente de leitura e pesquisa. As salas são alugadas para festas, ensaios, feiras, congressos, exposições, seminários, entre outras atividades artísticas. Com essa diversidade, o CCE vem sendo um mantenedor e difusor da arte e da cultura, acolhendo tanto a novos artistas quanto aos que já são consagrados. O espaço é uma opção de lazer e entretenimento para os soteropolitanos e tem fácil localização no tradicional bairro do Garcia.

O Centro Cultural Ensaio é uma instituição habilitada para desenvolver, realizar e produzir eventos ligados à arte e cultura, como cursos artísticos ou cursos preparatórios para concursos, galeria de arte, produção e criação de espetáculos de teatro, dança e música. O agenciamento — assessoria de imprensa e publicidade de atores/atrizes, modelos, músicos, figurantes e artistas de circo — é uma atividade de destaque desenvolvida pelo núcleo de produção do CCE.

O Centro também é ponto de venda de ingressos para eventos culturais, de esportes e demais atividades de recreação.  No CCE acontecem Cursos de Teatro, Danças, Modelo, Canto, entre outros. Os cursos são realizados de uma forma leve e dinâmica por profissionais experientes e uma equipe coesa que atua como multiplicadora de um método de ensino que leva aos aprendizes um misto de ensino prático e teórico, simultaneamente.

Visando manter uma excelente qualidade de ensino, os instrutores proporcionam uma prática efetiva de suas atividades, atendo-se à iniciação e ao aperfeiçoamento dos alunos, preparando-os para encarar os desafios do mercado de trabalho com os cursos técnicos. A meta é orientar os alunos para que eles possam ter o domínio sobre as suas respectivas carreiras e, por isso, o programa didático do CCE age positivamente na vida pessoal, profissional e cultural, enfatizando a transformação cidadã e educativa. Os aspirantes do ENSAIO são colocados à disposição de produtores, onde recebem atendimento diferenciado e são encaminhados ao mercado de trabalho. Essa seleção ocorre de maneira criteriosa. Alunos que passaram pelo CCE já ingressaram em Universidades tendo nos cursos um grande auxílio para o vestibular.
Atriz Rita Santiago - Esp. "Lenda das Yabás" - 2013

No CCE, atualmente, residem Companhias de Teatro e Dança, que articulam-se e mantêm-se através das atividades realizadas no espaço, onde regularmente acontecem performances artísticas, shows e espetáculos teatrais de pequeno a médio porte e, periodicamente, exposições. Os projetos buscam contemplar um público diversificado, consolidando o Centro Cultural Ensaio como estimulador da arte e da cultura.











EQUIPE CCE:


Diretor Geral

Fábio Tavares (Produtor cultural e Diretor Artístico)


Núcleo de Produção: 

Alana Neves, Aiane Mota, Nathalia Góes, Poliana Almeida, Danielle Gaspar.









Centro Cultural Ensaio – Projetos apoiados e realizados







O Centro Cultural Ensaio vem desenvolvendo atividades artísticas desde janeiro de 2010. Nesse período, foram realizados diversos eventos culturais, entre eles o 03 edições do Festival de Teatro Amador da Bahia. Evento anual que tem uma semana de celebração à principal arte motivadora da existência do Centro Cultural Ensaio: O Teatro. Ao longo do festival, em média 300 artistas passam pela Sala/Teatro do CCE. O evento serve aos artistas como um ponto de partida para suas respectivas carreiras como, há séculos, uma carroça serviu de palco ao nosso querido Tespis e por isso ele sempre é homenageado emprestando seu nome ao troféu desse tão importante evento realizado pelo CCE.



182 projetos culturais foram apoiados pelo CCE dentre estes, espetáculos de destaque como “Namíbia Não”, “A Mulher de Roxo”, “As Velhas”, “A Paixão de Cristo na Concha Acústica”. O Centro Cultural vem se destacando também na produção de espetáculos como “Benedita”, “Fogueira” e abrigou importantes projetos como apresentações do FILTE -Festival Latino Americano de Teatro.


Ao longo desse tempo, grandes nomes das artes cênicas passaram pelas salas do CCE, ensaiando ou apresentando seus projetos, artistas como Luiz Marfuz, Cláudia Di Moura, Paulo Dourado, Frank Menezes, Andréa Elia, Jackson Costa, Deusi Magalhães, João Lima, Rai Alves, Jussara Mathias, Elaine Cardim, Fábio Vidal, Urias Lima, Andrea Villela, entre tantos outros não citados, porém não esquecidos. O CCE tem orgulho de ter apoiado grupos em ascensão como o Grupo Toca de Teatro, o Grupo Base, o Luzes de Narciso, Grupo Ballet Jovem, além de ter abrigado projetos sociais como a Oficina do Grupo Terapeutas do Riso. O incentivo à cultura continua sendo uma  meta do centro, apoiando projetos como os ensaios do Prêmio Braskem, as peças de Teatro “Atire a Primeira Pedra” (Luiz Marfuz),  “A Voz do Campeão” (Edvard Passos), e “Bocket Show”; organizados por grandes produtores como Susan Kalik, Cooperativa Baiana de Teatro, Caderno 2 Produções, Sole Produções, Carambola Produções.


Com o propósito de levar arte à todos, o núcleo de produção do CCE trabalha ativamente na realização de projetos como oficinas, cursos, espetáculos teatrais e musicais gratuitos voltadas para a formação cultural. 













PROJETOS REALIZADOS:

  
2010/ 2011/ 2012 – Realização do FETA (Festival de Teatro Amador da Bahia)


2009 – Espetáculo Escombros! O Diário de um Manicômio Chamado  Brasil e outras coisas Mais...


2010 - Espetáculo Quadrilha

  
2011 - Espetáculo Six Fufu... Seis Comédias Infernais!


2011 – Espetáculo Benedita – Lavanderia de Almas

  
2012 – Espetáculo Centralzona da Comédia

         – Empuxo – (Festival). Zona de Encontro de Artes Cênicas

         - Projeto Canibália – (Shows da cantora Daniela Mercury)

        - Espetáculo Fogueira

        - Espetáculo Butô de Bêbado não tem Dono

  
2013 – Espetáculo Lenda das Yabás

        – Exposição Bahia Minha Preta

        – Espetáculo Comédia A4

        – Festival AWA – A arte Negra em Cena

2014 – Espetáculo Lenda das Yabás

        – Exposição Bahia Minha Preta

2015 – Espetáculo Teatral A Intrusa

        – Espetáculo Teatral Tio Vânia

2016 – Espetáculo Fé. E os Orixás se Fizeram Presente.

        – Espetáculo Noites de Improviso







PREMIAÇÕES E FESTIVAIS:


  
Prêmio FUNARTE Nelson Brasil Rodrigues

Edital Manuel Lopes Pontes (Fundação Cultural do Estado da Bahia)

FILTE (Festival Latino Americano de Teatro da Bahia)

FIAC (Festival Internacional de Artes Cênicas)

Mostra Cariri de Culturas, FIT (Festival Nacional Ipitanga de Teatro)

MUST (Mostra Universitária Salvador de Teatro - UFBA)

ESPICHA VERÃO (Bahiatursa)

HOME THEATER – Festival Internacional de Cenas do Rio de Janeiro, entre outros.

VERÃO CÊNICO (Fundação Cultural do Estado da Bahia)

FESTIVAL DE GUARAMIRANGA (SESC) 





Áreas de Atuação: 


- Cursos de Teatro e Dança

- Produção de Shows, Peças Teatrais, Eventos Corporativos

- Agenciamento de Atores

- Assessoria de Comunicação/ Imprensa e Virtual

- Locação de Salas para Eventos em geral





Centro Cultural Ensaio

Av. Leovigildo Filgueiras - Ed. Pêssego nº 58 Garcia/ 391 CEP 40100-000 – Salvador/ BA