Residência Artística


Acesse o nosso Site:
www.centroculturalensaio.com




CENTRO CULTURAL ENSAIO 
Av. Leovigildo Figueiras - Ed. Pêssego nº 58 - Garcia (Campo Grande) – Salvador/Bahia  
Fones: 71- 3328. 3628/ 3018.7122


RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – CENTRO CULTURAL ENSAIO






No primeiro ano de existência muitos grupos passaram pelas salas do CCE - Ateliê de Dança, Teatro e Produções Artísticas. Alguns permaneceram outros se foram e novos grupos chegaram e estão chegando para ocupar, servir, tomar, se apropriar e escrever mais histórias nas paredes desse espaço que não tem um dono, um proprietário, ele pertence a cada uma dessas pessoas que passam ou passaram por aqui, imprimindo suas marcas, seus erros, seus acertos como é bem característico de um Ensaio, de um início e da convivência em grupo.


 Ao CCE cabe a responsabilidade de acolher, apoiar e conscientizar  aos seus artistas que, enquanto pertencentes a grupos que residem em um mesmo núcleo, tudo está intrinsecamente ligado e serve como base de troca e contribuição, pois as artes estão integradas e se completam. 


O Centro Cultural Ensaio firma a parceria com o Artista/ Grupo Residente que passará a residir artisticamente no local realizando neste as suas atividades artísticas, ensaios e outros eventos acordado entre as partes. A Residência Artística trata-se de uma concessão de apoio, e por isso, não haverá vínculos trabalhistas formais além da assinatura do contrato de parceria entre as partes. 


Fábio S. Tavares
Diretor Geral - CCE




Especificações sobre a Residência Artística: 



1- O Artista/ Grupo deverá apresentar um plano de ação (cronograma de atividades) para o ano de residência (o modelo do cronograma pode ser solicitado atreves do e-mail centroculturalensaio@gmail.com). Não sendo cumprido esse cronograma a instituição reserva-se ao direito de reincidir o contrato além de cobrar os valores referentes ao tempo de utilização do Artista/Grupo em moeda corrente.

2- Apresentar com um prazo mínimo de 15 dias de antecedência uma lista constando os nomes de todos os integrantes da Equipe com RGs e contatos (e-mail e telefones) de todos.

3- Realizar duas Oficinas e um ensaio aberto, que poderá ser no mesmo dia e horário de ensaio e/ou em dias diferentes acordados entre as partes.

4- Realizar um evento (podendo ser apresentações, exposições ou “festas”), que poderão ser no mesmo dia e horário de ensaio e/ou em dias diferentes acordados entre as partes.


5- O Artista/ Grupo se responsabilizará pela manutenção e limpeza de um ambiente externo do Centro Cultural além da Sala utilizada para seus ensaios (que deverão ser limpos e organizados pelo Artista/ Grupo nos dias destinados aos seus ensaios).


6- O grupo/artista deverá adicionar ao seu material de publicidade a seguinte informação: “Grupo/Artista residente do Centro Cultural Ensaio” além da logomarca do CCE ao lado da logomarca da Cia, em todos os cursos, oficinas, apresentações e/ou eventos promovidos pela mesma. Exceto quando o patrocinador impedir a inclusão da mesma no formato indicado.


7- O Grupo/ Artista deverá destinar uma porcentagem do valor de qualquer edital que participe e/ ou que seja aprovado para a manutenção e divulgação do Espaço. A porcentagem será acordada antes da inscrição dos futuros editais, assim como, o Centro Cultural Ensaio deverá incluir o Grupo/ Artista em qualquer edital que se inscreva.  


8- Os dias escolhidos e selecionados para os ensaios poderão ser alterados de acordo com as atividades e disponibilidade do CCE. 


9- O Artista/ Grupo terá direito a ensaiar durante 02 dias tendo 03 horas diárias de ensaio, em dias e horários previamente combinados. Fica preestabelecido que as atividades acontecerão da seguinte forma:

Um dia na semana com seis horas de duração. 
Dois dias na semana com três horas de duração (cada dia). 
Três dias na semana com duas horas de duração (cada dia).

*Sendo reservados os horários entre as 09h e as 19h de Segunda a Sexta  ou Domingo. Sendo que no Domingo o horário será limitado até as 17h.

* Outros dias e horários poderão ser acordados entre os artistas e a Instituição. 

10- Qualquer evento realizado pelo Artista/ Grupo dentro do Centro Cultural Ensaio e que houver cobrança de valores deverá ser dividido em partes iguais entre o CCE e o Artista/ Grupo.

11- Não é permito a sublocação da sala ou repasse dos horários para outros Artistas/ Grupos externos.

12- Será disponibilizado um espaço comunitário para que o Artista/ Grupo  possa realizar a produção e captação de recursos para a realização das suas atividades artísticas desde que essas sejam realizadas dentro das instalações do CCE.

13- O Artista/Grupo deve destinar um espaço (álbum e link) nas suas Redes Sociais ou Site destinado à divulgação dos Cursos e atividades artísticas realizadas no CCE. Nesse mesmo espaço deverá constar um breve texto sobre a parceria entre o Centro Cultural e O Artista/ Grupo.

14- O Artista/Grupo se responsabilizará pela entrega (dia 10 de cada mês) do seguinte material para limpeza e manutenção do seu ambiente de trabalho:

Dezesseis rolos de papel higiênico, 02 desinfetantes, 01 sabão em pó, 01 água sanitária, 01 detergente, 01 pacote de papel toalha, 1 tira de copos de 200ml para cada 02 integrantes do grupo.


15- A parceria é celebrada por prazo certo, determinado e prorrogável.

15- As inscrições poderão acontecer clicando Aqui


CONVOCATÓRIA ABERTA PARA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
 NO CENTRO CULTURAL ENSAIO 



O fomento cultural é o principal objetivo do Centro Cultural Ensaio (CCE), a Convocatória para residência artística gratuita trata-se de um projeto para criar um espaço voltado à realização de experimentos, laboratórios, pesquisas, produções, trocas e divulgação entre grupos artísticos e artistas independentes disponibilizando estrutura necessária e suporte para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus respectivos trabalhos. A ideia central é que artistas, com ou sem dinheiro, passem a frequentar regularmente o espaço durante todo o ano, utilizando-o para ensaiar, realizar oficinas, criar, estudar e expor em cena os resultados dos seus trabalhos artísticos.



Podem se inscrever grupos de Dança, Teatro, Canto, Circo e Artes Plásticas para as residências que, inicialmente, acontecerão durante um período de 12 meses, podendo ser renovado e prolongado de acordo com o desenvolvimento que o grupo/Artista trouxer para si e para o espaço. São apenas 10 vagas e as inscrições encerram no dia 20/02/2016. O formulário de inscrição já está disponível no site do CCE pelo link: http://goo.gl/forms/aM3q1yix8Q



O projeto é uma iniciativa do diretor geral do CCE e produtor Fábio S. Tavares que, desde 2009 vem realizando ações no espaço como o Festival de Teatro da Bahia, Exposição Bahia Minha Preta, além de Espetáculos Teatrais como Lenda das Yabás, Benedita e Fogueira. Como o projeto não conta com qualquer patrocínio ou apoio governamental, cada grupo ou artista ocupará uma sala do CCE e como contrapartida oportuniza a fomentação artística do espaço através da realização de apresentações, Mostras, Cursos, Oficinas e intervenções artísticas.




O Centro Cultural Ensaio se localiza na Avenida Leovigildo Filgueiras - Ed. Pêssego nº 58 – Garcia-Salvador/Bahia


Maiores informações podem ser adquiridas pelos números: (71) 3328-3628 / 3018-7122

E-mail: centroculturalensaio@gmail.com