segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O Espetáculo Lenda das Yabás volta a cartaz em curta temporada no Teatro XVIII

Lenda das Yabás


EVENTO: Espetáculo Lenda das Yabás

QUANDO: Sábados -  05, 12, 19, 26 de Setembro às 19:30h

QUANTO: R$ 30,00 (inteira)/ R$ 15,00 (meia)

LOCAL: Teatro XVIII/ Sala 14 (Ladeira de São Miguel, 18 - Pelourinho Salvador – BA)

INF.: 71-3018. 7122/ 3328.3628










O Espetáculo Lenda das Yabás volta a cartaz em curta temporada no Teatro XVIII (Sala 14), as apresentações acontecerão nos dias 05, 12, 19, 26 de Setembro às 19:30h, sempre aos Sábados.   Com base na ancestralidade da cultura afro-brasileira o espetáculo, que texto e direção de Fábio S. Tavares, entrelaça as lendas de sete Yabás: Yansã, Obá, Ewá, Oxum, Nanã, Otim e Yemanjá, trazendo-as em forma humana  valorizando a oralidade das personagens com destaque para o fenótipo de cada uma delas.




A história encenada pelos atores da Companhia de Teatro Terra Brasilis se localiza num passado e tempo indefinidos, onde um Deus (Olorum), agindo de acordo com suas emoções,  lança sua fúria e castiga os homens pela destruição que os mesmos vêm causando a terra. Olorum infertiliza as mulheres (as Yabás) e prende a chuva para que a terra fique seca pretendendo, assim, causar a extinção da raça humana. 








Exu, que consegue chegar a Olorum, torna-se o primeiro orixá e guardião do segredo que poderá salvar os homens e a Terra da destruição e aproveitando-se disso causa diversas armadilhas buscando a vingança pelo mau que os homens lhe causaram, exigindo festa e comida para revelar o tão bem guardado segredo. Ao tentar envolver Oxalá em uma das suas armadilhas Exu é dominado e redimindo-se entrega o segredo a Oxalá, que por sua vez ao chegar ao reino de Xangô revela-o selando a paz entre Olorum e os homens. Mudando seus hábitos e atitudes, ao se conscientizarem e se arrependerem pela degradação que até aquele momento vinham causando a Terra (e aos bens que lhes foi dado de forma generosa pelo Deus Maior) os homens recebem a dádiva de se tornarem orixás.   




Cada uma das Yabás, com seus signos, traz em si a representatividade da essência da vida e da força feminina e dentro desse contexto, agindo com um misto de religiosidade ortodoxa e sensualidade profana, têm papéis determinantes no espetáculo por serem portadoras das forças que regem o mundo e responsáveis pelos ritos de fertilização e de passagem de um tempo para outro. 





O elenco é formado por Alan Luis, Daniela Araujo, Leonardo Freitas, Léo Zuanes, Liane Pellegrino Marly Souza, Marcello Teixeira, Natalia Góes, Nivea Wernek, Pedro Zaki, Renan Oliveira, Roger Gomes, Tati Figueiredo e Thainara Meireles.


O Espetáculo Lenda das Yabás é uma realização do Centro Cultural Ensaio, uma instituição cultural que esta presente no mercado há mais de 5 anos. O CCE, como é mais conhecido, é um espaço aberto a todas as formas de expressão artística e serve como berço de experimentos, laboratórios, pesquisas, produções e divulgação de grupos artísticos e artistas independentes. Atuando nas mais variadas formas de expressão artística - Teatro, Dança, Circo, Musica, Artes Plásticas e Visual - atualmente o espaço abriga, como residência artística gratuita, 10 grupos artísticos e tem na arte o seu principal meio de expressão para se comunicar com o mundo.

Nenhum comentário: