quarta-feira, 13 de julho de 2011


Centro Cultural Eansaio

CONTEÚDO ABORDADO:


Trabalho Energético
•Dança Pessoal

Corpo-animal
•Imagens de animal
Estado de Presença

•Energia = Corpo “em trabalho”
Comicidade

•Introdução à “Arte da Palhaçaria”

•Partitura Cômica





* Todo o processo da oficina envolverá explanações teóricas acerca da historiografia do ator, da pré-expressão e expressão corpo-voz, respiração, além, de jogos de improvisação. As abordagens serão sempre direcionadas para a cena, isto é, para a criação/montagem da apresentação final.





“O TEATRO DO RISO” (teatro físico e comicidade)



Ministrada pelo ator Thiago Enoque, a oficina ocorrerá por 04 meses. Voltada para o desenvolvimento e treinamento da pré-expessividade* do ator, isto é, para o nível onde o ator produz e, principalmente, trabalha todos os elementos técnicos e vitais de suas ações físicas e vocais. É a consciência da presença cênica, onde o ator se trabalha, in...dependente de qualquer outro elemento externo, quer seja o texto, personagem ou cena, em busca de uma técnica pessoal de representação*.



Contudo, é uma oficina não só de treinamento, mas também de criação. Ao longo dos 04 meses da oficina será construída uma montagem teatral coletiva, com duas mostras e uma apresentação final.



SOBRE A CIA OBCENA DE ARTES


Residente do CENTRO CULTURAL ENSAIO a CIA OBCENA DE ARTES se configura como um lugar de colaboração em busca da emancipação artística, referindo-se à autonomia de produção e criação em arte associados a processos pedagógicos de ensino-aprendizado.


Propõe-se a ser um encontro de artistas-educadores interessados na pesquisa acerca de novas possibilidades de configurações da cena e na difusão da arte. Trás, portanto, na emergência da criação artística formações imbricadas de diversas linguagens, mesclando teatro, dança, circo e performance numa investigação em arte contemporânea, onde o hibridismo entre as linguagens faça emergir e apontar uma estética singular deste fazer artístico.


Entre as montagens da companhia encontram-se o solo em dança contemporânea Autólise (contemplado pelo edital Yanka Rudzka/FUNCEB/2009); o solo teatral de palhaço Banquete 1 – Terrorismo Poético; o espetáculo de palhaçaria de rua Um Dia de Praça, além da direção do espetáculo infanto-juvenil de dança-teatro Fuiaco – Um Fuinho na Paiede.


SERVIÇO



O quê: Oficina “O Teatro do Riso (teatro físico e comicidade)”

Quando? 16 de Agosto à 02 de Dezembro de 2011

Onde? Centro Cultural Ensaio (Av. Leovigildo Filgueiras, n58, Ed. Pêssego - Garcia)

Horários? Terças e Quintas

Turmas: Matutina – das 09h às 12h / Vespertina – das 15h às 18h

Investimento: R$100,00 (cem reais) a mensalidade



INSCRIÇÕES ABERTAS

Realização: Centro Cultural Ensaio e Cia ObCena de Artes

Contatos / Informações: 71 - 30187122 / 33283628

Nenhum comentário: